• PEDIATRIA

A ‪‎Pediatria‬ é a especialidade médica que atua na prevenção e no tratamento de doenças desde o nascimento até a adolescência. É a área da ‪medicina‬ que se dedica ao cuidado integral do ser humano nos aspectos biológico, psicológico e social.

A consulta pediátrica começa um pouco antes da criança nascer, durante a consulta de pré-natal na pediatria, onde a mamãe poderá tirar suas dúvidas e diminuir sua ansiedade em relação as situações mais comuns dos primeiros dias do nascimento do seu bebê. É nesse momento que a mãe escolhe seu ‪‎pediatra‬ e a partir daí estabelece-se a relação de confiança essencial para o sucesso desse acompanhamento.

A ‪Puericultura‬ é a base da consulta pediátrica e consiste no acompanhamento e nas orientações necessárias a um crescimento e desenvolvimento saudáveis, baseada em ações preventivas relacionadas ao ‪aleitamento‬ materno, ‪‎vacinação‬ infantil, higiene, prevenção de acidentes e da obesidade.

Os aspectos curativos da pediatria correspondem aos procedimentos e tratamentos das doenças mais comuns dessa faixa etária.

Atualmente o grande desafio do pediatra é prevenir o desenvolvimento de doenças crônicas na vida adulta, tais como a ‪obesidade‬, ‪‎diabetes‬,‪ arteriosclerose‬, ‪hipertensão‬ arterial entre outras. Para isso o pediatra precisa atuar conjuntamente com os pais a fim de identificar e modificar hábitos nocivos à saúde futura, os quais se estabelecem na rotina familiar desde os primeiros anos de vida.